sábado, 19 de setembro de 2009

O Camiño

Está quase!
É incrível este caminho. Simplesmente incompreensível para quem nunca o realizou. Incrível este encontro com nós mesmos, com o mais íntimo “eu” tão perdido nesta sociedade tão preocupada apenas com o que se vê, com o que se toca, com o que se possuí, este “eu” que já pensava não existir, este “eu” que encontrei manchado pela arrogância, pelo comodismo, pela luxúria, pela ganância… Este “eu” despreocupado com os outros, este “eu” que o caminho me mostrou.
É deitado nesta cama que tenho a consciência das gotas de suor que me correram pelo rosto sujo e cansado, do chão que calquei ao logo de cento e poucos quilómetros, dos peregrinos (que já deixam saudade), das guitarradas no pavilhão, das conversas cheias de pressa e euforia que anunciavam já a realização do caminho de novo! Mas ainda faltam 12km… Por mim já chegamos mas ainda há muita terra para calcar. Já me imagino na praça em frente aquela catedral que nos faz sentir tão pequenos. Já imagino o calor dos abraços dos meus companheiros. Imagino as lágrimas de alegria que curam qualquer dor. Imagino ouvir a palavra “parabéns” na voz rouca daquele que nos marca tanto e que nos faz pensar em ser Homens construtores de um mundo novo! Um mundo feito por mim, por ti, por cada um de nós que deve deixar uma pequena pedra em cada marco mesmo que ele mostre que faltam mais quilómetros do que aqueles que pensávamos. Mas a conclusão é a mesma: o importante não é chegar mas partir, partir na busca do desconhecido, na busca de ser um Homem que sente que vive que coloca mais uma pedra por mais pequena que seja na contrução do Mundo! Porque é possível!
Bon Camiño!

Fernando Santana

Sem comentários: