segunda-feira, 8 de junho de 2009

Tempestade - Natum Dei

Tentação de sair para a rua
Fumar um cigarro ao vento.
Na cidade de ruídos loucos
Com gentes de passo de lento.

Tentação de fugir de todos
Do sopro poderoso da mentira!
Terríveis pessoas injustas
Cobertas de razão perdida.

Só tu podes vencer no meio desta tempestade!
Só tu podes varrer a podridão da sociedade!

Que mal há em sonhar
Cantar e apenas falar
De amor com fervor mais amor
Que eu tenho para dar.

Na procura de não sei o que
Na liberdade de poder ser gente
Mas ficar louco da vida
Por ter de ir de contente!

Só tu podes vencer no meio desta tempestade!
Só tu podes varrer a podridão da sociedade!
Só tu podes vencer!
Só tu podes vencer!


Ao João Matos ao Tiago Mendonça e à minha irmã Sara porque os três são uma boa parte de mim!
Obrigado por me ajudarem a crescer! Pessoas como vocês fazem-me falta porque apenas se substituirmos o "tu" por "NÓS" (todos) lá chegamos!

Um abraço aos três! Obrigado

Fernando Santana

11 comentários:

Hybris disse...

"Só tu podes vencer". Um verdadeiro mote de vida. Já alguém dizia, "yes, we can".
Juntos venceremos! Mas saberá este movimento o que quer vencer!? Eu junto-me a vós no caminho da vitória se souberem a resposta!

Sara disse...

Nao sei qual dos outros dois fica de fora do "abraço aos dois".

Eu não sou de certeza! =)

(Ou o meu é um xi-coração!?)

Gosto muito de ti, garoto.
Vais ser (ainda mais) grande.
*

WAKE UP MOVEMENT disse...

Hybris...
Quem és?
Nós sabemos bem o que queremos. deixa contacto.

Hybris disse...

Hum..sabem o que querem?? Então escrevam aqui uma lista daquilo que querem, da linha de princípio que vos move! Fica o desafio.

Ah...e descobrem quem eu sou de colocarem o meu nome ("hybris") no google.

Hybris disse...

E já agora, num dos post's anteriores tem "Natm dei" e este tem "Natundei"! Eu não sei bem latim, mas parece-me que o primeiro é mais correcto.
Que grupo é esse?? Tem letras interessantes mas nunca ouvi falar. Gostei!

WAKE UP MOVEMENT disse...

Esse "Fica o desafio!" é me familiar. mas não sei afinal "Hybris" é um termo grego que significa o desafio, o crime do excesso e do ultraje. Traduz-se num comportamento de provocação aos deuses e à ordem estabelecida. Outra coisa que me parece fmiliar. Mas esta "Que grupo é esse?? Tem letras interessantes mas nunca ouvi falar. Gostei!" desmorona essa familiaridade.
Bem sempre conheçes mais latim que eu! eu enganeime sim, é Natum Dei.
Será que o que nós queremos se pode explicar num simples comentário?
O que queremos é sempre mais, o "infinito"! Isto na medida dos nossos ideais, valores, principios! Basicamente:

Não queremos que "Marcos" seja desrespeitado e mal tratado como um
gay em São Francisco, negro na África do Sul, asiático na Europa, hispânico em San Isidro, anarquista na Espanha, palestiniano em Israel, indígena nas ruas de San Cristóbal, rockero na cidade universitária, judeu na Alemanha, feminista nos partidos políticos, comunista no pós-guerra fria, pacifista na Bósnia, artista sem galeria e sem portfólio, dona de casa num sábado à tarde, jornalista nas páginas anteriores do jornal, mulher no metropolitano depois das 22h, camponês sem terra, editor marginal, operário sem trabalho, médico sem consultório, escritor sem livros e sem leitores. Isto de uma maneira muito geral. Mas dá para perceber!
Queremos "lutar" etentar melhorar a sociedade onde vivemos! Ser secalhar mais um Marcos mais um Zapata mais um Che Guevara mais um Gandhi, mais um Nelson Mandela! E sabemos que é possivel porque temos na mão uma arma chamada amor! Afinal queremos apenas ajudar a construir um mundo melhor!
Mas ainda há mais!

Hybris disse...

Caro amigo "Wake up movement". Acertaste quanto à definição de "hybris"! Talvez o meu nome tenha algo a haver com este Movimento. Mas erras quando te esforças na familiaridade...Somos vagabundos de uma mesma causa que é o serviço à humanidade numa luta em que a única arma é o amor.
"Marcos, Zapata, Che Guevara, Gandhi, Mandela"...acho que a história de alguns destes não é propriamente aquilo que vocês querem construir, "um mundo melhor" em que a única arma é o amor. Convido a aprofundarem a história destes senhores. Sabem...pelo vosso blog estava convicto que eram cristãos (pelos temas, pelos conteúdos e pelos vossos textos), mas se de facto são, estranho não ver aí o nome do vosso fundador: Jesus Cristo. Porque será???

Hybris disse...

E já agora, a vossa linha de princípios parecem frases bonitas e feitas num horizonte utópico e bem fora do real! Que tal começarem a olhar mais à vossa volta com principios que não sejam motivações a ficarem fechadas numa gaveta!O que fazem? Em que articipam? Como se relacionam? Quais as vossas apostas? Com que sonham, não para os outros ou para o mundo, mas para vocês?

WAKE UP MOVEMENT disse...

Nós somos Cristãos! e Jesus Cristo é significado de amor! Esse amor que queremos espalhar!
Mas afinal quem és?

Hybris disse...

Eu sou "hybris"! Mas isso não interessa, também não sei quem está por detrás do "wake up movement"...apenas sei que é um tal Fernando e acho que um Tiago!
O importante é podermos assim falar daquilo que nos move e daquilo que nos motiva...para sermos mais e melhor!
Mas gostei da forma convicta com que falaram de Jesus Cristo! Precisamos assim de gente com certezas e convicções! Também sou cristão!

Flávio disse...

Se queremos combater a pobreza, a guerra, os preconceitos, etc...temos de nos unir.....
Temos que agir, temos que marcar.... porque a liberdade não nasce das árvores......